MATEMÁTICA – LICENCIATURA EAD

R$179.90R$119.90

OBJETIVOS DO CURSO

O Curso de Licenciatura em Matemática visa a “formação de um educador capacitado a desenvolver, de forma pedagogicamente consistente, o ensino e aprendizagem da Matemática e Suas Tecnologias, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes”. Além disso, o curso de licenciatura em Matemática do UNIFAVENI visa formar profissionais capazes de atuar na educação básica nos processos de ensino e aprendizagem do conhecimento teórico e prático da matemática, preparando-os para o exercício crítico e competente da docência, pautado em valores e princípios éticos, estimulando-os à pesquisa e à busca incessante do auto aperfeiçoamento, de modo a contribuir com a transformação da Educação Básica e como desenvolvimento do cidadão e da sociedade brasileira.


Diante o exposto, o objetivo geral do Curso de Licenciatura em Matemática é formar profissionais com conhecimentos e práticas para atuar na Educação Básica, exercendo a docência no Ensino Fundamental II, Ensino Médio ou Ensino Médio Profissionalizante, desenvolvendo o papel de educador matemático, conforme estabelece o Parecer CNE/CES 1302/2001, homologado pela Resolução CNE/CES 03, 18 de fevereiro de 2003, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Matemática. Além disso, o profissional Licenciado em Matemática estará habilitado a frequentar Cursos de Pós-Graduação em diversas áreas de pesquisa em Matemática, Ensino de Matemática e Interdisciplinar.


Objetivos específicos

  • Oportunizar sólida formação científica e técnica de Matemática e Suas Tecnologias;

  • Dirigir cientificamente o processo pedagógico na Educação Básica, contribuindo com a construção de uma sociedade justa e humanizada;

  • Dominar profundamente os conteúdos relacionados às área de conhecimento que serão objetos de ensino e aprendizagem;

  • Aplicar no processo pedagógico os conhecimentos científicos e tecnológicos, buscando a interdisciplinaridade;

  • Desenvolver a capacidade analítica, interagindo de forma ativa e solidária com a comunidade, na busca de soluções dos problemas por métodos de investigação científica;

  • Solucionar problemas da prática pedagógica, observando as etapas de aprendizagem dos alunos e suas características socioculturais, mediante uma postura reflexivo-investigativa;

  • Oportunizar instrumentais teóricos e conceituais que capacitem os alunos a planejar e desenvolver projetos de pesquisa e extensão na área de ensino de Matemática.

  • Elaborar e/ou adaptar materiais didáticos apropriados ao ensino de Matemática.

  • Enfatizar a formação cultural e humanística, com ênfase nos valores éticos gerais e profissionais e nas questões étnico-raciais.

  • Aproveitar de seu aluno, certamente advindo de diferentes categorias socioeconômicas, especialmente aquelas oriundas do ensino público, a natural vivência pessoal com o conflito, a determinação para o trabalho e a vocação para a superação de obstáculos;

  • Estimular a habilidade lógica do futuro egresso, tendo como referência o domínio das técnicas da contemporânea, privilegiando-se a intelecção, em vez de a simples memorização;

  • Desenvolver a capacidade de comunicação do aluno, tanto nas peças técnicas quanto nos demais campos do trabalho, por meio de disciplinas específicas, utilizando-se uma estratégia metodológica transversal a toda a matriz curricular;

  • Propiciar ao aluno, na própria instituição, o contato direto com o mundo profissional e acadêmico;

  • Fomentar o engajamento ético-social do estudante do UNIFAVENI, estimulando-o, permanentemente, por meio das atividades extracurriculares de extensão e de pesquisa, com a finalidade de fazê-lo sentir, no campo real, o seu potencial de agente transformador da sociedade;

  • Transformar o aluno do UNIFAVENI de espectador em agente transformador da realidade social.

 

DISCIPLINA

C.H.

SEMESTRAL

TECNOLOGIA EDUCACIONAL E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EAD

60

DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

60

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

60

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

60

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

60

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

100

TOTAL

400

ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO

42

DISCIPLINA

C.H.

SEMESTRAL

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

60

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

60

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

60

DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE

60

POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

60

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO ESCOLAR

100

TOTAL

400

ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO

42

DISCIPLINA

C.H.

SEMESTRAL

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM

60

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS

60

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO

60

INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA

60

GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL

60

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM

100

TOTAL

400

ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO

42

DISCIPLINA

C.H.

SEMESTRAL

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

60

TEORIA E PRÁTICA DO CURRÍCULO

60

METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

60

PRÉ-CÁLCULO

60

DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA DESCRITIVA

60

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ENSINO DE MATEMÁTICA

100

TOTAL

400

ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO

42

DISCIPLINA

C.H.

SEMESTRAL

BIOLOGIA GERAL

60

QUÍMICA GERAL

60

METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA

60

GEOMETRIA ANALÍTICA

60

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I

60

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ENSINO FUNDAMENTAL II

100

TOTAL

400

ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO

42

DISCIPLINA

C.H.

SEMESTRAL

FÍSICA GERAL

60

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

60

ÁLGEBRA LINEAR

60

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II

60

SUSTENTABILIDADE

60

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ENSINO MÉDIO

100

TOTAL

400

ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO

42

DISCIPLINA

C.H.

SEMESTRAL

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

60

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS

60

INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

60

FUNDAMENTOS DE ÁLGEBRA

60

MATEMÁTICA FINANCEIRA

60

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I)

40

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: GESTÃO EDUCACIONAL

100

TOTAL

440

ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO

42

DISCIPLINA

C.H.

SEMESTRAL

FUNDAMENTOS DE ANÁLISE

60

CÁLCULO NUMÉRICO

60

TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

60

ELETIVA

60

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II)

60

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO IV: PRÁTICA DE ENSINO

100

TOTAL

400

ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO

42