
MATEMÁTICA – LICENCIATURA EAD
R$179.90R$119.90
OBJETIVOS DO CURSO
O Curso de Licenciatura em Matemática visa a “formação de um educador capacitado a desenvolver, de forma pedagogicamente consistente, o ensino e aprendizagem da Matemática e Suas Tecnologias, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes”. Além disso, o curso de licenciatura em Matemática do UNIFAVENI visa formar profissionais capazes de atuar na educação básica nos processos de ensino e aprendizagem do conhecimento teórico e prático da matemática, preparando-os para o exercício crítico e competente da docência, pautado em valores e princípios éticos, estimulando-os à pesquisa e à busca incessante do auto aperfeiçoamento, de modo a contribuir com a transformação da Educação Básica e como desenvolvimento do cidadão e da sociedade brasileira.
Diante o exposto, o objetivo geral do Curso de Licenciatura em Matemática é formar profissionais com conhecimentos e práticas para atuar na Educação Básica, exercendo a docência no Ensino Fundamental II, Ensino Médio ou Ensino Médio Profissionalizante, desenvolvendo o papel de educador matemático, conforme estabelece o Parecer CNE/CES 1302/2001, homologado pela Resolução CNE/CES 03, 18 de fevereiro de 2003, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Matemática. Além disso, o profissional Licenciado em Matemática estará habilitado a frequentar Cursos de Pós-Graduação em diversas áreas de pesquisa em Matemática, Ensino de Matemática e Interdisciplinar.
Objetivos específicos
Oportunizar sólida formação científica e técnica de Matemática e Suas Tecnologias;
Dirigir cientificamente o processo pedagógico na Educação Básica, contribuindo com a construção de uma sociedade justa e humanizada;
Dominar profundamente os conteúdos relacionados às área de conhecimento que serão objetos de ensino e aprendizagem;
Aplicar no processo pedagógico os conhecimentos científicos e tecnológicos, buscando a interdisciplinaridade;
Desenvolver a capacidade analítica, interagindo de forma ativa e solidária com a comunidade, na busca de soluções dos problemas por métodos de investigação científica;
Solucionar problemas da prática pedagógica, observando as etapas de aprendizagem dos alunos e suas características socioculturais, mediante uma postura reflexivo-investigativa;
Oportunizar instrumentais teóricos e conceituais que capacitem os alunos a planejar e desenvolver projetos de pesquisa e extensão na área de ensino de Matemática.
Elaborar e/ou adaptar materiais didáticos apropriados ao ensino de Matemática.
Enfatizar a formação cultural e humanística, com ênfase nos valores éticos gerais e profissionais e nas questões étnico-raciais.
Aproveitar de seu aluno, certamente advindo de diferentes categorias socioeconômicas, especialmente aquelas oriundas do ensino público, a natural vivência pessoal com o conflito, a determinação para o trabalho e a vocação para a superação de obstáculos;
Estimular a habilidade lógica do futuro egresso, tendo como referência o domínio das técnicas da contemporânea, privilegiando-se a intelecção, em vez de a simples memorização;
Desenvolver a capacidade de comunicação do aluno, tanto nas peças técnicas quanto nos demais campos do trabalho, por meio de disciplinas específicas, utilizando-se uma estratégia metodológica transversal a toda a matriz curricular;
Propiciar ao aluno, na própria instituição, o contato direto com o mundo profissional e acadêmico;
Fomentar o engajamento ético-social do estudante do UNIFAVENI, estimulando-o, permanentemente, por meio das atividades extracurriculares de extensão e de pesquisa, com a finalidade de fazê-lo sentir, no campo real, o seu potencial de agente transformador da sociedade;
Transformar o aluno do UNIFAVENI de espectador em agente transformador da realidade social.
DISCIPLINA | C.H. |
|---|---|
SEMESTRAL | |
TECNOLOGIA EDUCACIONAL E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EAD | 60 |
DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO | 60 |
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 60 |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 60 |
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 60 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ESPAÇOS NÃO ESCOLARES | 100 |
TOTAL | 400 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
DISCIPLINA | C.H. |
|---|---|
SEMESTRAL | |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE | 60 |
POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO | 60 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO ESCOLAR | 100 |
TOTAL | 400 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
DISCIPLINA | C.H. |
|---|---|
SEMESTRAL | |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | 60 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | 60 |
INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA | 60 |
GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL | 60 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DA APRENDIZAGEM | 100 |
TOTAL | 400 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
DISCIPLINA | C.H. |
|---|---|
SEMESTRAL | |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 60 |
TEORIA E PRÁTICA DO CURRÍCULO | 60 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | 60 |
PRÉ-CÁLCULO | 60 |
DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA DESCRITIVA | 60 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ENSINO DE MATEMÁTICA | 100 |
TOTAL | 400 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
DISCIPLINA | C.H. |
|---|---|
SEMESTRAL | |
BIOLOGIA GERAL | 60 |
QUÍMICA GERAL | 60 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA | 60 |
GEOMETRIA ANALÍTICA | 60 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I | 60 |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ENSINO FUNDAMENTAL II | 100 |
TOTAL | 400 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
DISCIPLINA | C.H. |
|---|---|
SEMESTRAL | |
FÍSICA GERAL | 60 |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | 60 |
ÁLGEBRA LINEAR | 60 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II | 60 |
SUSTENTABILIDADE | 60 |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ENSINO MÉDIO | 100 |
TOTAL | 400 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
DISCIPLINA | C.H. |
|---|---|
SEMESTRAL | |
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 60 |
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS | 60 |
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO | 60 |
FUNDAMENTOS DE ÁLGEBRA | 60 |
MATEMÁTICA FINANCEIRA | 60 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) | 40 |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: GESTÃO EDUCACIONAL | 100 |
TOTAL | 440 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
DISCIPLINA | C.H. |
|---|---|
SEMESTRAL | |
FUNDAMENTOS DE ANÁLISE | 60 |
CÁLCULO NUMÉRICO | 60 |
TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | 60 |
ELETIVA | 60 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) | 60 |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO IV: PRÁTICA DE ENSINO | 100 |
TOTAL | 400 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO | 42 |
