
FÍSICA – LICENCIATURA EAD
R$179.90R$119.90
OBJETIVOS DO CURSO
O Curso de Licenciatura em Física visa a “formação de um educador capacitado a desenvolver, de forma pedagogicamente consistente, o ensino e aprendizagem da Física clássica e contemporânea, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes”. Além disso, o curso de licenciatura em Física do UniFAVENI visa formar profissionais capazes de compreender os fenômenos e os processos mecânicos, ópticos, termodinâmicos e eletromagnéticos sob os pontos de vistas clássico e moderno; sua importância e aplicações na construção de materiais e equipamentos no desenvolvimento industrial e tecnológico e de atuar na educação básica nos processos de ensino e aprendizagem do conhecimento teórico e experimental da física.
Diante o exposto, o objetivo geral do Curso de Licenciatura em Física é formar profissionais com conhecimentos e práticas para atuar na Educação Básica, exercendo a docência no Ensino Médio ou Ensino Médio Profissionalizante, desenvolvendo o papel de Físico-educador, conforme estabelece o Parecer CNE/CES 1304/2001. Além disso, o profissional Licenciado em Física estará habilitado a frequentar Cursos de Pós-Graduação em diversas áreas de pesquisa em Física e Ensino de Física.
Objetivos específicos
Oportunizar sólida formação científica e técnica nas áreas clássicas e modernas da Física e sua articulação com o ensino de Física;
Desenvolver atitude investigativa de modo a despertar nos alunos a busca constante de atualização, acompanhando a rápida evolução científica na área;
Oportunizar instrumentais teóricos e conceituais que capacitem os alunos a planejar e desenvolver projetos de pesquisa e extensão na área de ensino de Física.
Elaborar e/ou adaptar materiais didáticos apropriados ao ensino de Física.
Enfatizar a formação cultural e humanística, com ênfase nos valores éticos gerais e profissionais e nas questões étnico-raciais.
Aproveitar de seu aluno, certamente advindo de diferentes categorias socioeconômicas, especialmente aquelas oriundas do ensino público, a natural vivência pessoal com o conflito, a determinação para o trabalho e a vocação para a superação de obstáculos;
Transmitir os conteúdos fundamentais, profissionalizantes e práticos, contextualizados a partir da realidade, sempre tendo como objetivo a solução dos problemas mais recorrentes da sociedade;
Estimular a habilidade lógica do futuro egresso, tendo como referência o domínio das técnicas da contemporânea, privilegiando-se a intelecção, em vez de a simples memorização;
Desenvolver a capacidade de comunicação do aluno, tanto nas peças técnicas quanto nos demais campos do trabalho, por meio de disciplinas específicas, utilizando-se uma estratégia metodológica transversal a toda a grade curricular;
Propiciar ao aluno, na própria instituição, o contato direto com o mundo profissional e acadêmico;
Fomentar o engajamento ético-social do estudante do UNIFAVENI, estimulando-o, permanentemente, por meio das atividades extracurriculares de extensão e de pesquisa, com a finalidade de fazê-lo sentir, no campo real, o seu potencial de agente transformador da sociedade;
DISCIPLINA | Carga Horária |
---|---|
TECNOLOGIA EDUCACIONAL E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EAD | 40 |
POLÍTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS | 20 |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 40 |
LEGISLAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA | |
EDUCACIONAL | 60 |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 60 |
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 60 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ESPAÇOS NÃO ESCOLARES | 100 |
TOTAL | 380 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO I | 38 |
DISCIPLINA | Carga Horária |
---|---|
DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO | 60 |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
TEORIA E PRÁTICA DO CURRÍCULO | 60 |
POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO | 40 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA II: GESTÃO ESCOLAR | 100 |
TOTAL | 380 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO II | 38 |
DISCIPLINA | Carga Horária |
---|---|
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | 60 |
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE | 40 |
FÍSICA GERAL | 60 |
INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA | 60 |
BIOLOGIA GERAL | 60 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA III: GESTÃO DA APRENDIZAGEM | 100 |
TOTAL | 380 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO III | 38 |
DISCIPLINA | Carga Horária |
---|---|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 40 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E | |
MATEMÁTICA | 60 |
QUÍMICA GERAL | 60 |
FÍSICA GERAL | 60 |
PRÉ CÁLCULO | 60 |
GEOMETRIA ANALÍTICA | 60 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA IV: ENSINO DA FÍSICA E | |
PRÁTICAS DE LABORATÓRIO | 100 |
TOTAL | 440 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO IV | 45 |
DISCIPLINA | Carga Horária |
---|---|
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL | 40 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA | 60 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I | 60 |
FÍSICA II | 60 |
ÁLGEBRA LINEAR | 60 |
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 60 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I | 100 |
TOTAL | 440 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO V | 44 |
DISCIPLINA | Carga Horária |
---|---|
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | 60 |
TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA | 60 |
FÍSICA III | 60 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II | 60 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II | 100 |
TOTAL | 460 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VI | 45 |
DISCIPLINA | Carga Horária |
---|---|
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS | 60 |
ELETIVA I – FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 60 |
TERMODINÂMICA | 60 |
MECÂNICA GERAL | 60 |
TERMODINÂMICA | 60 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 60 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III | 100 |
TOTAL | 400 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VII | 45 |
DISCIPLINA | Carga Horária |
---|---|
ELETROMAGNETISMO | 60 |
ÓPTICA | 60 |
FÍSICA MODERNA | 60 |
ELETIVA II – ELETRÔNICA APLICADA | 60 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 60 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV | 100 |
TOTAL | 400 |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VIII | 45 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 100 |