EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHAREL EAD

R$359.90R$339.90

Objetivos do Curso

 

a) Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;

b) Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões da motricidade humana e movimento humano, cultura do movimento corporal, atividades físicas, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas, da dança, visando à formação, à ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;

c) Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde;

d) Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada em todas as manifestações do esporte e considerar a relevância social, cultural e econômica do alto rendimento esportivo;

e) Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada no campo da cultura e do lazer;

f) Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição, de planejamento e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação não escolar, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;

g) Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas e/ou esportivas e/ou de cultura e de lazer;

h) Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos seus diversos campos de intervenção, exceto no magistério da Educação Básica;

i) Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins, mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional;

j) Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, de forma a ampliar e diversificar as maneiras de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional.

MERCADO DE TRABALHO

O profissional Bacharel em Educação Física, poderá atuar nas seguintes áreas:

I – saúde: políticas e programas de saúde; atenção básica, secundária e terciária em saúde, saúde coletiva, Sistema Único de Saúde, dimensões e implicações biológica, psicológica, sociológica, cultural e pedagógica da saúde; integração ensino, serviço e comunidade; gestão em saúde; objetivos, conteúdos, métodos e avaliação de projetos e programas de Educação Física na saúde;

II – esporte: políticas e programas de esporte; treinamento esportivo; dimensões e implicações biológica, psicológica, sociológica, cultural e pedagógica do esporte; gestão do esporte; objetivos, conteúdos, métodos e avaliação de projetos e programas de esporte; e

III – cultura e lazer: políticas e programas de cultura e de lazer; gestão de cultura e de lazer; dimensões e implicações biológica, psicológica, sociológica, cultural e pedagógica do lazer; objetivos, conteúdos, métodos e avaliação de projetos e programas de Educação Física na cultura e no lazer.

Lazer, Educação e Desenvolvimento Humano

60

Sociologia da Educação Física

60

Ética e Cidadania

60

Introdução à Educação Física

60

Organização de Eventos Esportivos e Recreativos

60

Atividade Teórico Prática: Educação Física e Sociedade

60

Introdução a Educação a Distância

60

TOTAL

420

Sistemas da Informação

60

Comunicação e Expressão

60

Políticas Sociais e Ambientais

60

Matemática

60

Modelos de Gestão

60

Teoria e Prática Recreação e Lazer

60

Atividade Teórico Prática: Empreendedorismo

100

TOTAL

460

Fisiologia Geral

60

Anatomia Geral

60

Patologia

60

Nutrição, Exercícios e Esporte

60

Saúde Pública

60

Atividade Teórica Prática: Integração da Saúde

60

TOTAL

360

Educação Física Especial e Inclusão

60

Anatomia e Fisiologia do Aparelho Locomotor

60

Biomecânica e Cinesiologia

60

Técnicas e Procedimentos de Primeiros Socorros

60

Metodologia da Pesquisa Científica

60

Prática Pedagógica: Saúde Preventiva

60

TOTAL

360

Metodologia do Ensino de Ginástica

60

Metodologia do Ensino de Atletismo

60

Metodologia do Ensino de Atividades Aquáticas

60

Metodologia do Ensino de Atividades Rítmicas e Danças

60

TOTAL

240

Treinamentos Físicos e Práticas Esportivas

60

Metodologia do Ensino de Basquetebol

60

Metodologia do Ensino de Voleibol

60

Metodologia do Ensino de Handebol

60

Metodologia do Ensino de Futsal e Futebol

60

Estágio Curricular I

150

TOTAL

450

Treinamento Personalizado e Musculação

60

Fisioterapia Desportiva

60

Medidas e Avaliação em Educação Física

60

Nutrição e Farmacologia

60

Práticas Corporais Alternativas

60

Estágio Curricular II

150

TOTAL

450

Estágio Curricular III

400

Atividades Complementares

120

Trabalho de Conclusão de Curso

60

TOTAL

580

SUBTOTAL

3320

LIBRAS – ELETIVA

60

CARGA HORÁRIA TOTAL

3380

ATIVIDAE DE EXTENSÃO

340